Vitamina D na Pandemia

O isolamento social pode causar deficiência de vitamina D no organismo. Entenda as causas e ações que podem prevenir a deficiência dessa substância. Com a Covid-19 e o aumento do isolamento social, nos últimos meses entrou em pauta a discussão sobre um dos nutrientes essenciais ao nosso organismo: a vitamina D. A falta de exposição ao sol tornou essa substância – anteriormente abundante e de fácil acesso – algo mais difícil de se encontrar no nosso dia a dia. Nesse contexto, saiba como é possível se cuidar e manter os níveis de vitamina D no corpo, mesmo durante o isolamento social.

Fontes e benefícios da vitamina D

Fontes de vitamina D

Estima-se que apenas 10 a 20% da vitamina D necessária para o organismo é obtida pela alimentação, enquanto 80 a 90% é obtida pela exposição aos raios UV emitidos pelo sol¹.

Benefícios da vitamina D

A vitamina D é responsável por regular diversos processos pelo corpo e seus efeitos abrangem diversos aspectos da saúde. Alguns dos principais benefícios da vitamina D são:

– Melhora na imunidade do organismo;

– Facilita a absorção de cálcio e fósforo pelo corpo;

– Previne a osteoporose;
– Previne doenças autoimunes;

– Combate processos inflamatórios;

– Ajuda no controle da pressão arterial.

Sinais de deficiência de vitamina D

Com o tempo, a menor exposição à vitamina D pode causar sintomas no corpo. Entre eles, estão:

– Osteoporose em adultos;

– Raquitismo em crianças;

– Dores ao caminhar;

– Alterações ósseas;

– Agravamento de doenças autoimunes;

– Osteomalácia;

– Espasmos musculares.

Se o isolamento social for um impeditivo para acessar as fontes adequadas de vitamina D, é importante observar possíveis sinais e imediatamente procurar um médico caso algum sintoma se apresente.

Como manter níveis saudáveis de vitamina D na pandemia

Com a pandemia, muito se discutiu sobre a necessidade de suplementação da vitamina D. Em casos extremos e se comprovada a deficiência da vitamina, um profissional de saúde especializado pode pedir a suplementação da vitamina, com uma dosagem personalizada de acordo com as características e quadro clínico de cada paciente.

No entanto, a suplementação em excesso ou sem necessidade por longos períodos pode acarretar outros problemas, causando lesões nos rins, ossos e músculos. Via de regra, recomenda-se um banho de sol de 10 a 15 minutos por dia para manter os níveis de vitamina D num patamar saudável.

Em ambientes urbanos, por vezes a rotina da pandemia impede ou dificulta o acesso à luz do sol. É possível, com as devidas medidas de segurança, fazer uma pausa entre 12h e 15h para se expor aos raios ultravioletas do sol por até 15 minutos diários.

Para obter ajuda de um profissional especializado em cuidar da sua saúde, marque uma consulta na Health Clinic!

Refs

  1. https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/o-papel-da-vitamina-d-na-pandemia-da-covid-19/
  2. https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/03/24/vitamina-d-como-manter-niveis-equilibrados-em-meio-a-pandemia-e-restricoes
  3. https://www.sanarmed.com/vitamina-d-em-tempos-de-pandemia-de-covid-19-colunista
  4. https://www.hospitalmarcelino.com.br/dicas-para-melhorar-a-vitamina-d-em-tempos-de-pandemia/
  5. https://portalhospitaisbrasil.com.br/vitamina-d-e-imunidade-em-tempos-de-pandemia/
  6. https://pebmed.com.br/deficiencia-de-vitamina-d-e-covid-19-o-que-ha-de-novo/

LINKS DO TEXTO

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/01/30/preciso-mesmo-suplementar-vitamina-d-entenda-tudo-sobre-ela.htm#alimentos_fontes

Veja mais

Vacina Influenza Tetravalente CEPA 2023

Saiba +

Testes para Covid-19: quais são e quando fazer?

Saiba +

Os riscos da automedicação

Saiba +