Atualmente, existem diversos testes para o coronavírus disponíveis no mercado. O que você talvez não saiba é que cada tipo de teste tem um método, funcionamento e período ideal para ser aplicado no paciente. Se você está com suspeita ou está procurando qual teste fazer, confira aqui algumas informações sobre os principais testes para a Covid-19.

RT-PCR

Também conhecido simplesmente como PCR, esse exame é considerado a principal forma de diagnosticar a Covid-19. Para isso, o exame detecta o RNA do SARS-CoV-2 na amostra, que é coletada por raspagem no nariz. Quando fazer o RT-PCR: antes de realizar o procedimento, é necessário ter a solicitação do seu médico. A coleta deve ser feita entre o 3º e o 10º dia após o início dos sintomas. Esse período é importante, pois o teste PCR identifica o vírus no seu período mais ativo dentro do organismo. Se o resultado for confirmado como positivo, a ação recomendada envolve internação, isolamento social ou o que for mais adequado para o quadro específico do paciente.

Sorologia

O exame de sorologia baseia-se em verificar a resposta imunológica do corpo ao vírus. Isso é feito a partir da detecção dos anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao coronavírus. Nesse caso, o exame é realizado a partir de uma amostra de sangue. Quando fazer a sorologia: para que o teste tenha a maior eficácia possível, é necessário realizá-lo pelo menos 10 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que os anticorpos no organismo só começam a ser produzidos após um período mínimo de exposição ao vírus. É importante notar que o exame deve ser feito com orientação médica, pois o teste de sorologia feito fora do período indicado pode resultar em falso negativo. Em caso de resultado negativo, consulte seu médico para talvez realizar um segundo exame: nem todas as pessoas infectadas por SARS-COV-2 desenvolvem anticorpos detectáveis pela sorologia, principalmente se o seu quadro possui sintomas leves ou nenhum sintoma. Assim, podem existir casos de resultados negativos na sorologia mesmo em pessoas que foram diagnosticadas por PCR.