COVID-19: como evitar a infecção.

Conheça os principais cuidados que você e sua família devem tomar para evitar a COVID-19.

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus e pode apresentar quadros clínicos variados, indo de pacientes assintomáticos até casos graves. Entre os principais sintomas da doença estão: tosse, febre, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de paladar e do olfato. A transmissão pode acontecer através do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse etc.

Uma das principais armas contra a COVID-19 é a informação, por isso, a seguir você pode conferir alguns dos principais cuidados que devem ser tomados para evitar a infecção pela doença.

1 – Lave as mãos com frequência.

Além de lavar as mãos com frequência, é importante lavar as mãos corretamente. Use sabão suficiente para cobrir toda a superfície, espalhe bem entre os dedos desde a base até as pontas, e em seguida cubra com sabão até o pulso.

Caso esteja em locais públicos onde não é possível lavar as mãos, lembre-se de utilizar o álcool em gel 70%.

2 – Use máscara.

A utilização da máscara reduz o risco de contágio pois ela filtra as partículas de salivas, impedindo que elas entrem em contato com outras pessoas e espalhem o vírus pelo ambiente. Por isso, caso precise sair de casa, é essencial utilizar máscara em todos os locais, sejam elas de tecido, cirúrgicas ou a PFF2/N95, que possui maior proteção contra o vírus.

3 – Distanciamento social.

Caso precise sair de casa para realizar compras ou outras atividades, lembre-se de manter uma distância de no mínimo 1,5m das outras pessoas, assim, junto com o auxílio da máscara, o risco de infecção será duplamente reduzido. Evite também apertos de mão, beijos e abraços.

4 – Evite tocar o rosto.

Ao sair de casa, evite colocar as mãos nos olhos, boca ou na máscara, isso porque caso tenha tido contado com alguém ou alguma superfície infectada, você pode se contaminar ao tocar diretamente esses locais. Ao tossir ou espirrar, use lenços de papel e, em seguida, jogue-os no lixo ou cubra a boca e o nariz utilizando o braço.

5 – Higienize os objetos.

No caso de celulares, brinquedos de crianças e outros objetos que são utilizados com frequência, é importante realizar a higienização com um pano com álcool 70%.

Esteja sempre atento aos sinais de infecção, e caso você tenha notado algum sintoma e queira procurar um atendimento médico de qualidade para avaliar o caso, clique aqui e agende uma consulta na Health Clinic, podemos te auxiliar da melhor forma possível!

Ref.