Conheça os sintomas da COVID-19 que podem permanecer após a recuperação.

Confira o tempo médio de recuperação e saiba mais sobre os sintomas da COVID-19 que podem permanecer após esse período.

A COVID-19 é uma doença que ainda apresenta muitos mistérios para os cientistas que o estudam, desde o seu tempo de recuperação até os sintomas que permanecem após esse período.

Atualmente, sabemos que o período de incubação do vírus, ou seja, o tempo entre a infecção e a manifestação dos sintomas, é de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias. Sua recuperação varia de quadro para quadro, podendo levar 14 dias em casos leves ou até 1 mês em casos mais graves.

Diversos pacientes infectados pela doença se queixam de sintomas da COVID-19 mesmo após a recuperação, e esse fenômeno tem sido chamado de “COVID persistente”. De acordo com um estudo feito pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, 64% dos pacientes infectados pela doença possuem algum sintoma persistente seis meses depois do início da doença. Veja abaixo alguns dos principais sintomas:

Fadiga.

A fadiga parece ser a principal queixa da maioria dos infectados, sendo um dos principais sintomas da COVID-19 e fazendo com que essas pessoas precisem de um esforço enorme para realizar atividades que antes pareciam comuns, como cozinhar ou subir escadas.

Problemas respiratórios.

Além de também ser um dos principais sintomas da COVID-19, os problemas respiratórios também são uma das principais queixas dos pacientes com sintomas persistentes, já que o vírus ataca diretamente o pulmão.

Dores no corpo.

Boa parte dos pacientes também se queixa de dores por todo o corpo, como de dores nas articulações, dores de cabeça, no peito, na garganta, nas costas, nos nervos e nos rins.

Confusão mental.

Ainda não se sabe ao certo o motivo, mas a confusão mental e a falta de concentração em atividades simples são alguns sintomas da COVID-19, principalmente em idosos, e pacientes que se queixam desses sintomas geralmente continuam com eles após a recuperação.

Caso você tenha se superado a doença e ainda esteja sentindo algum desconforto, procure imediatamente um médico e inicie um tratamento para a recuperação. Clique aqui e agende uma consulta na Health Clinic!

Fontes: