Hipertensão arterial

Entenda os fatores que contribuem para o desenvolvimento da hipertensão arterial, seus sintomas e como se prevenir. Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial ocorre quando o sangue que é bombeado pelo coração atinge as artérias com uma pressão maior do que a considerada normal para o paciente. Essa condição pode se manifestar em qualquer fase da vida e comprometer o desempenho do coração. Vamos discutir sobre as principais causas, sintomas e formas de prevenção contra essa doença crônica.

Como a hipertensão se desenvolve?

Manifestando-se na perda de elasticidade das artérias, a hipertensão arterial é considerada uma doença silenciosa. Produto de fatores genéticos e hábitos que cultivamos ao longo da vida, a presença da doença no histórico familiar indica que o paciente deve tomar cuidado e se prevenir desde cedo.

Além disso, outros fatores comportamentais e de saúde estão relacionados à doença. Confira!

Consumo excessivo de sal
Pessoas que consomem mais sódio possuem maior risco de desenvolver hipertensão arterial. Estima-se que 6 g de sal por dia são suficientes para aumentar as chances de desenvolver a doença

Isso porque a presença do sal no organismo altera o funcionamento dos vasos sanguíneos, aumentando o volume de líquidos no sangue e aumentando a pressão do sangue por ação vasoconstritora.

Obesidade

A obesidade em conjunto com o acúmulo de gordura abdominal é um fator de risco para o desenvolvimento da doença, uma vez que dificulta a circulação de sangue no organismo e pode também ocasionar outros problemas de saúde.

Colesterol alto

O colesterol é um fator muito importante no desenvolvimento da pressão alta. Em quantidades elevadas, ele aumenta o depósito de gordura nas artérias e impacta diretamente a pressão dos vasos sanguíneos.

Idade

A idade é um dos fatores mais comuns para a hipertensão arterial. À medida em que envelhecemos, nossos vasos sanguíneos passam por um processo natural de endurecimento e perda da elasticidade, causando alterações na pressão sanguínea.

Sedentarismo

Praticar exercícios regularmente aumenta a liberação de endorfinas e óxido nítrico, substâncias que causam vasodilatação e ajudam a estabilizar a pressão sanguínea, e também contribui para regular o colesterol e manter um peso saudável.

Por outro lado, o sedentarismo contribui para o aumento dos níveis de adrenalina, um hormônio vasoconstritor que aumenta a pressão sanguínea.

Consumo de cigarro

Além de acelerar o processo de endurecimento dos vasos sanguíneos, o tabagismo também aumenta os níveis de nicotina que, assim como a adrenalina, possui um efeito vasoconstritor.

Sintomas de hipertensão arterial

A hipertensão arterial costuma não apresentar sintomas até as fases mais avançadas da doença. Dessa forma, medir a pressão sanguínea regularmente é o jeito mais eficaz de identificar e monitorar a doença.

Em casos sintomáticos, o paciente pode sofrer dores de cabeça (principalmente na nuca), tonturas, zumbidos no ouvido e até mesmo sangramento nasal. Estes sintomas são mais frequentes em crises e são causados por aumentos abruptos dos valores de pressão arterial.

Sintomas mais graves incluem palpitações, dor no peito, falta de ar e inchaço. Estes sinalizam que há um comprometimento das funções cardíacas e indicam um caso mais grave da doença.

Formas de prevenção contra a hipertensão arterial

Assim como para outras doenças crônicas, cultivar hábitos saudáveis é uma das formas mais eficazes de prevenção. Entre elas podemos citar:

– não fumar;
– evitar bebidas alcoólicas;

– exercitar-se regularmente;

– ter uma boa alimentação;

– monitorar a pressão sanguínea;

– procurar acompanhamento médico.

No caso da hipertensão arterial, é preciso ser consciente de seus hábitos e sempre ter o acompanhamento de um profissional de saúde. Clique aqui para marcar uma consulta na Health Clinic e comece cedo!

Veja mais

Vacina Influenza Tetravalente CEPA 2023

Saiba +

Testes para Covid-19: quais são e quando fazer?

Saiba +

Os riscos da automedicação

Saiba +