Prevenção de doenças crônicas

Atualmente, doenças crônicas estão entre as principais causas de óbito no Brasil. Saiba como se prevenir para ter uma vida mais longa e saudável.

Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são a principal causa de óbitos no Brasil há mais de uma década¹. Devido à sua natureza, cada vez mais é necessário monitorar a saúde do paciente de forma a prevenir esse tipo de doença. Entenda o que são as doenças crônicas e os principais cuidados que devemos tomar ao longo da vida.

O que são doenças crônicas não transmissíveis?

Doenças crônicas são aquelas de progressão lenta e duração longa que podemos desenvolver ao longo dos anos ou herdar de forma congênita. Nos dois casos, elas representam risco para o paciente. Entre as principais doenças crônicas estão:

– Doenças cardiovasculares;

– Doenças respiratórias como bronquite, asma e rinite;
– Hipertensão;
– Câncer;
– Doenças metabólicas como diabetes e obesidade.

Como se prevenir e obter uma maior expectativa de vida

A melhor forma de se prevenir contra doenças crônicas é praticar bons hábitos que contribuem para uma vida mais longa e saudável e podemos realizar todos os dias. Por exemplo:

Vejam abaixo!

Tenha uma boa alimentação

Uma alimentação equilibrada e saudável, rica em frutas, vegetais e cereais, é um fator que contribui para um organismo saudável. Evite industrializados e alimentos com muito açúcar e sódio.

Pratique exercícios

Esportes, artes marciais, ou até mesmo caminhadas: o ato de se exercitar traz inúmeros benefícios à saúde, mantendo o corpo ativo por mais tempo.

Não fume

O fumo nos expõe a milhares de substâncias tóxicas ao organismo, e o hábito de fumar pode reduzir significativamente a expectativa de vida, além de causar uma variedade de doenças graves.

Reduzira o consumo de bebidas

O excesso de álcool prejudica o corpo e pode aumentar o risco de desenvolver doenças como diabetes e causar lesões no fígado.

Reserve tempo para atividades de lazer e relaxamento

Cuidar do bem-estar é tão importante quanto cuidar do funcionamento do corpo. Manter a mente saudável reduz o risco de desenvolver doenças como depressão e ansiedade.

Faça acompanhamento médico periodicamente

Conhecido como “check-up”, o monitoramento periódico da saúde deve sempre ser feito com a orientação de um médico. A frequência dos exames pode mudar de acordo com o perfil do paciente, especialmente se este possui fatores de risco ou sofre de doenças crônicas. Veja as recomendações a seguir:

– adultos e crianças saudáveis: 1 vez por ano ou a cada 2 anos;

– pacientes com fatores de risco: 1 vez por ano;

– pacientes portadores de doenças crônicas: de 6 em 6 meses.

Na Health Clinic, você conta com médicos em dezessete especialidades diferentes, tratando da sua saúde como uma única equipe. Clique aqui para marcar um check-up!

Veja mais

Vacina Influenza Tetravalente CEPA 2023

Saiba +

Testes para Covid-19: quais são e quando fazer?

Saiba +

Os riscos da automedicação

Saiba +